DEPRESSÃO

A depressão é o excesso de passado na mente. A perda da alegria e o o desânimo desgastam a capacidade de agir, ficando a pessoa presa num sofrimento sem esperança. Muitas vezes resulta de longos períodos em que a pessoa se reprimiu.

Procure ajuda!

ANSIEDADE

A ansiedade é o excesso de futuro na mente. Sentir medo é normal, todos nós numa determinada situação podemos sentir ansiedade. No entanto quando a reação se torna desproporcionada pode desencadear uma ansiedade disfuncional, interferindo no bem estar da pessoa.

Procure ajuda!

STRESS

Se controlar mais o seu stress na sua vida, irá sentir-se melhor e viver mais tempo. O seu sistema imunitário ficará mais forte, terá muito mais energia e tomará melhores decisões. Melhor ainda: a sua qualidade de vida em geral irá melhorar consideravelmente.

Procure ajuda!

VÍCIOS

Quando uma pessoa é dominada pelo desejo ou compulsão para consumir determinada substância e/ou comportamento, sem conseguir controlar o inicio, término ou as quantidades, podemos afirmar que está privada da sua liberdade. Os comportamentos aditivos são um fenómeno oculto e silencioso que podem afetar a sua vida familiar.

TABAGISMO

O tabagismo é uma adição multifatorial, sendo a nicotina uma droga altamente aditiva. Deixar de fumar parece ser, para muitas pessoas, uma miragem, mas não tem que ser assim. Lembre-se que o único cigarro a que tem que resistir é o primeiro.

Procure ajuda!

INSÓNIA

A insónia é um distúrbio que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou de ter noites de sono restauradoras. Desta forma, geralmente começam o dia já cansadas, com falta de energia e perturbação de humor. Este fato pode condicionar o desempenho no trabalho, nos estudos e na relação com os outros, degradando a qualidade de vida da pessoa.

Procure ajuda!

AUTOESTIMA

A autoestima surge da auto-imagem que uma pessoa tem de si própria, ou seja, é algo que é construído de forma pro-ativa. A autoestima não vem de acontecimentos exteriores, isto é, ela é construída a partir do interior de cada pessoa, no entanto, por vezes a perceção de fragilidade pessoal leva a pessoa a uma postura mais passiva e derrotista.
Procure ajuda!

TIMIDEZ

A timidez pode ser um fator limitante à vida de uma pessoa, interferindo na sua vida social, como por exemplo o medo de falar em público. A fobia social é incapacitante, pois a ansiedade sentida pela pessoa desencadeada pela exposição à avaliação social pode provocar manifestações de alarme, tensão nervosa e, desta forma, podem impedir um desempenho adequado.

Procure ajuda!

FOBIAS

A fobia é uma perturbação de ansiedade que se caracteriza pelo medo ou repulsa persistente de um objeto ou de uma situação. Muitas pessoas sentem-se limitadas e sem esperança, pois acreditam que nada pode ser feito para solucionar o seu problema, perdendo a oportunidade de viver plenamente.

Procure ajuda!

TRAUMAS

O stress pós-traumático é um distúrbio de ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Esse quadro ocorre devido à pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando a pessoa se recorda do fato, revive o episódio como se estivesse a ocorrer naquele preciso instante e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez.

Procure ajuda!

PÂNICO

Quando o medo atinge níveis insuportáveis, pode levar inclusive ao evitamento da situação podendo mesmo chegar a reação de pânico, que promove o sentimento de insegurança, impedindo uma vida plena e gratificante.

Procure ajuda!

OBSESSÕES 

Quando uma pessoa é aprisionada por um padrão de pensamentos e comportamentos repetitivos, desprovidos de sentido, estes podem tornar-se desagradáveis e difíceis de evitar. Se este transtorno se agravar, pode comprometer seriamente as atividades de uma pessoa em casa, no trabalho ou na escola.

Procure ajuda!

LUTO

Quando uma pessoa perde um ente querido, o seu sistema nervoso fica temporariamente desorganizado. O luto é uma fase que, para algumas pessoas, pode ser mais prolongado no tempo até que reencontrem novamente o seu equilíbrio pessoal.

Procure ajuda!

MEMÓRIA

Todos podemos ter lapsos de memória, as quais poderão ser causadas pela sobrecarga de atividades e preocupações. Senão houver alguma doença que o justifique, poderá melhorar a sua memória e obter desempenhos mais gratificantes na sua vida profissional e familiar.

Procure ajuda!

DESMOTIVAÇÃO

A ausência de metas e objetivos, a incerteza acerca do seu papel nesta sociedade, bem como a sensação de que não valorizam o seu trabalho pode causar cansaço, desânimo e incapacidade para encarar a vida de forma ativa e otimista.

Procure ajuda!

HIPNOSE CRIANÇAS

As crianças, em certos momentos podem precisar de ajuda, pois enfrentam desafios cada vez mais complexos. Os pais e cuidadores têm um papel fundamental na identificação das dificuldades e promover o apoio necessário.

Se não está a conseguir gerir estas dificuldades da melhor forma, procure ajuda! Filhos e Pais/Cuidadores beneficiarão deste apoio.